O Itamaraty é a casa mais cheia de "salamaleque" que eu conheço. Todo diplomata se acha a quintessência da inteligência, do preparo, da finesse e do cosmopolitismo. Imagino a vergonha deles todos com o que Bolsonaro está fazendo.
Primeiro, destruiu as carreiras diplomáticas ao voltar a permitir que postos diplomáticos possam ser usados cono moeda de troca política. Desde Lula e Amorim, os diplomatas mais antigos sabiam que iam parar em postos importantes no andamento da carreira.
Agora, pode pintar um "indicado" ideologicamente bolsonariano e descontado intelectualmente e tomar o posto que o cara vem batalhando à décadas. Pior ainda, pode ser indicado pelo astrólogo que não tem nem ensino médio completo.
Depois, a cada discurso do aloprado chanceler eu imagino as centenas de diplomatas preparados para falar de cada tema se contorcendo com as asneiras e bobagens ditas "em nome de Deus". Fico vendo a agonia silenciosa dos caras tendo que ouvir um completo lunático.
E para terminar este lunático está promovendo uma "caça às bruxas" ideológica lá. Não bastasse a figura ver sua carreira atrasada, agora tem que engolir sapo de um descompassado que foi escolhido exatamente porque era o mais louco e incapaz...
De quebra, Bolsonaro enterra, de uma vez só, todo o soft power que o Brasil levou anos acumulando. Destrói nossa voz nos assuntos climáticos ambientais, arruína nossa legitimidade nas discussões de comércio exterior e acaba com nossa postura pacificista. Pode fechar o Itamaraty.

Nenhum comentário:
Postar um comentário