terça-feira, 30 de julho de 2019

Hackers de verdade ficariam ofendidos com os “arararraquers”


Os hackers que entraram para a história demonstraram ser pessoas habilidosas e com curiosidade e competência para atuar nas redes. Mesmo os que foram punidos, jamais chegaram perto de receber a sanção que a PF ameaça dar aos presos na Operação Spoofing
Por  Jornal GGN

Cora Ronai divulgou artigo em O Globo de segunda (29) lembrando de hackers que marcaram a história da internet. Eles ficariam “mortalmente ofendidos” se soubessem que a Polícia Federal e Sergio Moro, na Operação Spoofing, consideram os 4 hackers de Araraquara (SP) perigosíssimos para a Nação.

Hackers, no início dos tempos de popularização da internet (lá pelos anos 1980), eram pessoas habilidosas com extrema curiosidade sobre o funcionamento da rede. Algumas ações que foram consideradas criminosas e punidas na Justiça foram, a priori, tentativas de descobrir falhas, por exemplo.

“Hacker era, por exemplo, Robert Morris, que estava estudando em Cornell quando infectou parte da internet com o primeiro worm de que se tem notícia. Um worm é um programa malicioso que se instala nos sistemas e se multiplica sozinho, hoje em geral com o intuito de roubar dados dos usuários. Em 1988, a ideia de Morris era descobrir o real tamanho da internet – mas um erro no seu script derrubou quase seis mil computadores, o que, na época, correspondia a dez por cento de toda a rede”, lembrou.

“Morris foi a primeira pessoa processada e condenada pelo então recente Computer Fraud and Abuse Act.  Prestou 400 horas de serviço à comunidade e pagou uma multa salgadíssima, mas hoje é professor titular de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação no MIT”, acrescentou.

Enquanto isso, aqui no Brasil, a invasão de celulares de autoridades pelo grupo de hackers de Araraquara faz a PF considerar um tempo de prisão que beira os 70 anos. É o que informou o jornal O Globo nesta terça (30): que o enquadramento penal será utilizado, contrariando jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, para assustar o suspeito Walter Delgatti e fazê-lo colaborar com os investigadores, confessando mais detalhes sobre suas invasões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário