quinta-feira, 25 de julho de 2019

Sobre a CIA e seus agentes


Entre 1945 e 1960 a CIA foi montada nos EUA. O custo desta montagem foi escondido até mesmo dos senadores norte-americanos. Existem inúmeras "comissões" no senado de lá que terminaram sem conclusão porque o presidente e os chefes da CIA se recusavam a dar informações.

Na literatura sobre a CIA, hoje com muita luta se conseguem abrir documentos mais antigos, os pesquisadores mostram que havia todo um arsenal de técnicas de, meios e pessoas utilizadas.

Basicamente existiam 4 tipos de agentes operacionais: o espião norte-americano, os contatos duplos (que trabalhavam para um governo estrangeiro), os contatos civis "cegos" (que desconheciam que trabalhavam para a CIA) e os chamados "lone wolves".

O espião clássico era muito caro. Levava anos de treinamento, depois anos de colocação em postos sociais e não raro seu custo total passava da casa dos milhões de dólares. Nos documentos da CIA sempre havia a reclamação de que a KGB conseguia achar estas figuras e era prejuízo.

Os "contatos duplos" eram muito mais baratos mas inconfiáveis. Há espiões ingleses espionando para a URSS, russos para o MI-5, ingleses para a CIA e na raro a mesma pessoa fazia triangulações de informações num jogo tão esquizofrênico quanto perigoso.

Stalin, por exemplo, sabia da potência e da pouca capacidade de produção de bombas atômicas antes de Truman saber. Stalin recebeu até o fotografia dos testes em Los Alamos antes do presidente americano. Tudo por conta de espiões dentro da equipe de testes.

Os contatos civis "cegos" (blind nodes) eram a segunda fonte de maior confiança da CIA. Depois dos espiões clássicos a agência americana confiava em pessoas apaixonadas e abnegadas que trabalhavam sem saber que eram para a CIA. Qualquer causa social poderia ser usada como fachada

Muitos indivíduos ligados a causas nobres eram sustentados por uma rede de financiamento cuja ponta final era alguma agência norte-americana. Na luta "pelos direitos dos animais", por exemplo, muitos segredos industriais eram entregues a agentes americanos.
Sindicatos, grupos de defesa de terras indígenas, organizações civis por direitos humanos... Todos poderiam estar na folha da CIA sem saber. No Colorado, conheci pessoalmente um liderança sindical que sobreviveu a um atentado planejado pela CIA.

Procurem os perfis psicológicos e sociológicos de Jack Ruby e Sirhan Sirhan. Ambos assassinos de gente importante nos EUA. Leiam e vejam as similaridades com o "tipo" Adélio... Com o "hacker" de Araraquara...

Nenhum comentário:

Postar um comentário