sábado, 27 de julho de 2019

O historiador de vagabundos


Luiz Antônio Simas

Um imbecil, já bloqueado, me chamou de "historiador de vagabundos". Acontece com frequência. Mas eu sou mesmo um historiador de vagabundos, ué. Isso é evidente e é elogio, para descontentamento dos "homens de bem". 

Vou repetir: eu sou um historiador dos "vagabundos" subalternizados pelo processo histórico que, ainda assim, são sujeitos de suas histórias. Tem história, pô. São invisibilizados, mas tem história. Insisto nisso.

Não quero e não posso sair do Brasil. Não tenho grana, tenho mãe, pai e irmãos aqui, todos os meus estudos são direcionados para a cultura carioca e brasileira. Vou sair daqui pra estudar as encruzilhadas da minha cidade?

No meio do horror, tenho algumas expectativas: uma delas é contar as histórias da cidade na cidade. Na rua, na encrenca, no perrengue, mas ancorado em pesquisa e reflexão de ponta. Como o povo comum do Rio de Janeiro merece.

O resto é dizer para esses imbecis que tenho 16 livros publicados, dois prêmios Jabutis, um deles de livro do ano, escrevendo sobre vagabundos.

Por fim: eu não escrevo e não me interesso pela história dos poderosos. É isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário