sábado, 19 de outubro de 2019

Lula não é o centro do universo da esquerda


Carlos D'Incao

TERRALULISMO E LULOCENTRISMO

Todos nós afirmamos que é uma loucura dizer que a Terra não é redonda e que a mesma não gira em torno do sol. Porém, sob o aspecto físico-teórico nem o primeiro fato e nem o segundo são de soluções tão óbvias, ao contrário.

Sabemos que a Terra é redonda e que a mesma gira em torno do sol porque nos disseram isso. O mais fascinante é aprender as razões pela qual a Terra é redonda e porque a mesma gira em torno do sol.

Mas esse conhecimento mais aprofundado não se obtém no ensino fundamental e, muitas vezes, nem mesmo no Ensino Médio. Por essa razão, não é de causar tanta surpresa o surgimento de Terraplanistas e Geocentristas.

Esse é um fenômeno que surge como negação a informações que foram passadas de um forma quase que doutrinária. E agora grupos de adultos presos à realidade concreta e ao pensamento figurativo negam as informações corretas e se dizem insurgir contra conspirações feitas por maçons, cientistas e ateus...

Na política temos algo semelhante... temos os adeptos fervorosos da direita que denomino de Bolsoplanistas e Bolsocentristas. Pouco importa o que dizem os fatos, o IBGE, a ONU, os especialistas... A forma que Bolsonaro governa é a certa e tudo deve girar em torno de sua sabedoria. Quem nega isso são os conspiradores comunistas, os “globalistas”, os esquerdopatas e aqueles que querem fazer do Brasil uma nova Venezuela.

Mas isso é só uma face do fenômeno da política brasileira... na esquerda também surge cada vez mais e em maior número os Terralulistas e os Lulocentristas.

Tudo deve ser da forma que Lula propõe pois ele é o “mestre das estratégias”. Inclusive ele ter sido preso sendo inocente e não ter indicado um ministro do STF com ideais suficientemente progressistas para lhe conceder um Habeas Corpus, também é fruto de sua incontestável genialidade. O homem simplesmente não erra...

Por fim, temos o Lulocentrismo. O que o Lula diz é mais do que um mandamento, mas a própria Providência que dita em claro e alto som o que deve ser feito na conjuntura política brasileira: “Marta deveria voltar e se candidatar pelo PT”; “Gosto do Ciro sem ter nada em troca”; “Nunca indiquei um membro do STF ou da PGR com critérios políticos e isso é o correto...” Bom... se o Lula disse e ele é o centro do universo, quem somos nós para negarmos...

Esse é o problema profundo do nosso país... a incapacidade de se pensar de forma crítica e autônoma. Uma vez me perguntaram como era possível ter ocorrido o seguinte fenômeno: Lula era líder nas pesquisas. Caso ele não fosse candidato, a maioria de seus votos migravam automaticamente para Bolsonaro.

Minha resposta continua a mesma: dentro da esquerda há uma chaga reacionária que é o “lulismo”. Eu sempre votei na esquerda e, com a exceção de 1989 (que votei no Brizola), sempre votei no Lula. Mas nunca fui lulista.

Sou marxista. Sou um cientista.

E como cientista marxista afirmo que o Brasil ainda está longe de sair de seu atoleiro político. Com ou sem Lula...

Por quê? Porque falta pensamento teórico... falta pensamento crítico e sobretudo falta coragem para navegar em águas profundas e descobrir que a Terra não tem a forma nem de Bolsonaro e nem de Lula. Ela é redonda e gira em torno do sol. Ponto final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário