terça-feira, 1 de outubro de 2019

O professor é a civilização e o bolsonarismo é a enganação dos mais ignorantes e espertalhões


Ricardo Costa de Oliveira

Bolsonaro e os bolsonaristas nunca se aprofundaram em nenhum estudo na vida, nem convivem com verdadeiros acadêmicos. O autointitulado ministro da educação deles, um farsante acadêmico, engana o tempo todo sobre o trabalho dos professores, condição que ele não possui. Em qualquer sociedade os professores representam boa parte dos melhores estudantes, reunidos e selecionados dentre os mais dedicados e estudiosos. Respeito muito o trabalho de professores da educação básica, ensino fundamental e do ensino médio. Sou da época em que uma boa professora podia se aposentar dignamente com 25 anos de sala de aula, só quem dá aulas sabe do desgaste intelectual, físico e emocional de ficar horas em uma aula. Roubaram as aposentadorias dos professores para que mais um empresário vagabundo e explorador possa ficar com mais um bilhão por aí, na crise terminal do capitalismo. 

O professor universitário muitas vezes tem uma jornada de trabalho cotidiana de mais de quinze horas por dia, estamos todos sempre lendo, estudando, preparando aulas, escrevendo artigos e livros, orientando pesquisas. Um professor dedicado, depois de uns trinta anos na universidade, já criou e formou um grupo temático e epistemológico com suas pesquisas, já formou novos profissionais, novos professores e pesquisadores. Um professor com umas vinte orientações, da iniciação científica ao pós-doutorado, sabe das longas jornadas, se tiver disposição. Para sustentar uma aula para doutorandos é preciso qualidade e muito tempo de estudo. Escrever novos textos, dar pareceres, participar de cargos, comissões e enfrentar uma burocracia, só com muita dedicação, trabalho e paciência. Muitos dos profissionais que formamos ganham salários muito mais elevados do que os professores, no Brasil é a categoria com mais qualificação e menor remuneração, em todos os níveis. 

O professor é a civilização e o bolsonarismo é a enganação dos mais ignorantes e espertalhões. Por isso todo apoio aos movimentos sociais em defesa da educação e das universidades federais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário