Os dados atualizados pelo Ministério da Saúde, divulgados hoje, apontam 13.149 mortes pelo novo coronavírus no Brasil desde o início da pandemia, com 749 óbitos registrados nas últimas 24 horas.
O país, ainda segundo o balanço da pasta, também contabiliza 188.974 casos confirmados de covid-19. De ontem para hoje, foram 11.385 novos diagnósticos.
O Ministério da Saúde não deu mais detalhes sobre novas ações no combate ao vírus, pois a entrevista coletiva de hoje, concedida diariamente pela pasta, foi cancelada.
Mais de mil cidades tiveram mortes por covid
Um levantamento feito pelo UOL aponta que, até ontem, ao menos 1.004 cidades do país já registraram mortes pelo novo coronavírus. O valor corresponde a 18% dos municípios brasileiros.
Todos os estados e capitais, incluindo o Distrito Federal, registraram óbitos pela doença. Diante deste cenário, quatro estados endureceram medidas de isolamento social na tentativa de conter a infecção pelo vírus: Maranhão, Pará, Ceará e Pernambuco.
Como é feita a atualização da Saúde
Os números de diagnósticos e óbitos confirmados nas últimas 24 horas, divulgados diariamente pelo Ministério da Saúde, não necessariamente ocorreram no último dia. A pasta explica que a fila de testes faz com que os óbitos sejam confirmados, em média, uma ou duas semanas após terem ocorrido. O UOL já identificou atrasos de até 51 dias para a oficialização de mortes.
Por conta dessa atualização retroativa, no início da pandemia o número real de mortes ocorridas até uma certa data chegava a ser o dobro daquela divulgada pelo Ministério da Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário