quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Trabalhar até morrer

Cris Penha

SABEM PORQUE QUASE NINGUÉM VAI CONSEGUIR SE APOSENTAR, PELO MENOS COM UMA APOSENTADORIA DECENTE? 

Não é por conta da idade mínima que deve ficar entre 63 e 65 anos. Pela expectativa de vida hoje no Brasil, 75,5 anos, grande parte da população chegará viva a idade mínima exigida para se aposentar. 

O problema para essa mesma maioria será chegar empregado com carteira assinada aos 65 anos. A maioria das empresas demite seus funcionários após os 50 anos, seja trabalhador braçal ou engravatado devido a perda de eficiência ou aos salários mais elevados, para contratar jovens que são mais eficientes ou mais baratos. 

Após os 50, muitos terão que se virar, abrir um negócio, virar motorista de Uber, fazer bicos e contribuir à Previdência por conta própria. Até vão conseguir se aposentar quando chegarem a idade mínima, mas com uma aposentadoria muito baixa. Esse é o preço que vão pagar por terem votado em Bolsonaro e Paulo Guedes. 

Não foi por falta de aviso durante as eleições, mas escolheram acreditar nas Fake News. Agora vão encarar a dura verdade dos fatos. Se tivessem nos escutado, saberiam que o governo gasta mais com a Dívida Pública do que com a Previdência. Saberiam que o déficit da previdência cresceu devido ao desemprego elevado, informalidade e sonegação. Saberiam que o problema maior está justamente nas aposentadorias dos políticos, juízes, procuradores e militares, não no INSS ou nos servidores públicos da Educação, Saúde, Segurança ou Administração. Segundo o Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, todo mundo consegue trabalhar até os 80 anos. Minha sugestão? Faz arminha que passa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário