quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Aquilo (teu voto) deu nisso


Celio Turino

A briga de gângsters no partido do Bolsonaro, o PSL, é deprimente, mas também reveladora de um povo que decidiu abdicar da condição de cidadão para se transformar em público, em mera platéia passiva, como já apontava Lima Barreto, no início do século XX.

A briga é por R$ 700 milhões dos Fundo Partidário e Eleitoral (até 2022) a que o partido passou poder receber em virtude da votação obtida em 2018. Elegeram pessoas da pior espécie, alguns com mais de um milhão de votos, gente desqualificada, corrupta, oportunistas de todo tipo. Agora o país assiste passivo a essa disputa pelo butim (e o Fundo Eleitoral é só parte pequena do butim).

De um lado, um presidente miliciano, utilizando a polícia federal e instituições de Justiça para atacar o presidente do próprio partido, que também é um desqualificado de marca maior, desses que se tornam donos de partido para a promoção de negociatas mil, como foi a candidatura do Mito. No meio, confissões cínicas de uso de laranjas, como uma deputada do PSL, nem sei o nome e nem me interessa, que acaba de fazer na tribuna do congresso; outro deputado, um desses ridículos, no caso, que confeccionou um terno com a bandeira nacional, dizendo que haverá luta corporal pela grana, e por aí vai.

Ao mesmo tempo, um Congresso Conservador, comandado pelo 03, torra oitocentos mil reais em dinheiro do Fundo Partidário, isso para um final de semana em hotel de luxo em SP, o Transamerica. O mesmo zero três, flagrado em conta de mil dólares em jantar na cidade de Washington (EUA), em sua campanha para embaixador. E assim segue o país.

Mas não venham dizer que políticos são todos iguais ou que a culpa é só desses gângsters que se assenhorearam da política. Não é! É, sobretudo, responsabilidade (ou melhor, irresponsabilidade) dos que os colocaram lá. Seja qual tenha sido a motivação, ódio, má fé, oportunismo, ignorância, estupidez, as pessoas que colocaram essa gentalha no poder são as grandes responsáveis por essa deprimente degeneração do Brasil. E vai piorar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário