quarta-feira, 16 de outubro de 2019

É ou não é fascismo?



Gramsci, em abril de 1921, escreve no jornal "L'Ordine Nuovo", sobre o que seria o fascismo. Segue o fio do Gramsci  avalia por ti mesmo se não é exatamente o que vemos no Brasil.

"O fascismo apresentou-se como antipartidário, abriu as portas a todos os candidatos, deu lugar, com sua promessa de impunidade, a uma multidão deslocada para cobrir o dilúvio selvagem das paixões com um idealismo político vago e nebuloso, de ódios, de desejos." 

"O fascismo tornou-se assim um fato de costume, identificou-se com a psicologia bárbara e antissocial de alguns estratos do povo italiano [...]" 

"Para entender todo o significado dessas declarações, basta lembrar que a Itália tinha primazia por assassinatos e massacres; que a Itália é o país em que as mães educam seus filhos com cascudos na cabeça, é o país em que as gerações jovens são menos respeitadas e protegidas;" 

"que em algumas regiões italianas parecia natural, até alguns anos atrás, colocar uma focinheira nos apanhadores de uvas para que eles não comessem uvas;" 

"que em algumas regiões os proprietários trancavam seus funcionários nos estábulos quando voltavam do trabalho, para impedir reuniões e frequência escolar noturna" 

"A crueldade e a ausência de empatia são duas características peculiares do povo italiano, passando do sentimento infantil à ferocidade mais brutal e sangrenta, da raiva apaixonada à fria contemplação do mal alheio." 

Gramsci, em 1921, falando da Itália ... mas é o retrato do Brasil que elegeu Bolsonaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário